Adolescentes em situação de vulnerabilidade social - Conferência Municipal de Saúde de BHte - moção de repúdio ao Secretário


MOÇÃO DE REPÚDIO AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE, SR. JACKSON MACHADO PINTO, APROVADA NA 14ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BH, PELA FORMA OFENSIVA PELA QUAL REFERIU-SE AOS ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.

Nós, participantes da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte, repudiamos a forma ofensiva pela qual o Sr. Secretário de Saúde referiu-se aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social na mesa de abertura deste evento.

Dizer que esses adolescentes “roubam para satisfazer seu vício” é uma forma moralista e grosseira de abordar os problemas que os afetam, dadas as precárias condições de vida que são as suas. Dizer, ainda, que esses jovens estão a caminho de se tornarem “grandes delinquentes” é omitir o fato, hoje público e notório, de que os verdadeiros “grandes delinquentes” da sociedade brasileira provêm de suas classes dirigentes, gozando de pleno acesso a todos os cuidados e a todos os direitos negados a tantas crianças e adolescentes entre nós.

O perigo que os delitos eventualmente cometidos por esses jovens representam para a sociedade é, seguramente, muito menor que os severos danos a ela causados por políticos, empresários e outros membros das suas elites, hoje revelados publicamente em toda a sua gravidade. Este perigo é bem menor, igualmente, do que aquele a que estão expostos estes mesmos jovens pobres e negros, diante de brutais ataques da polícia.

Quando um gestor da Secretaria Municipal de Saúde se refere de forma tão insensível e rude ao público vulnerável pelo qual deve zelar e assistir, não desperta confiança quanto à implantação adequada e firme, pela gestão municipal, das políticas sociais urgentemente necessárias. Reivindicamos que o projeto intersetorial prometido também nesta Conferência se elabore a partir de uma análise mais perspicaz e justa da situação dos nossos adolescentes cuja linguagem transmita a delicadeza de todo cuidado verdadeiro.

Belo Horizonte, 8-9 de Junho de 2017

FONTE: Frente Mineira sobre Drogas e Direitos Humanos

Nenhum comentário: